quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mestre Zé Pio recebe homenagem da comunidade do Bairro Ellery



Mestre Zé Pio: uma vida de cultura

Mestre é o título que se dá a uma pessoa experiente, responsável por ensinar aos mais novos as tradições folclóricas que ele conhece. Assim, José Francisco Rocha - Mestre Zé Pio - é o guardião da memória de vários grupos de Bumba-Meu-Boi de Fortaleza.

Começou a brincar de boi, no Pirambu, aos três anos de idade, como primeiro galante do cordão vermelho do Boi Reis de Ouro onde, mais tarde, tornou-se índio. Aos 13 anos, passou a dançar no Boi Ceará, onde foi primeiro capitão e tornou-se então o vaqueiro. Aos 20 anos decidiu formar seu próprio grupo, o Boi Terra e Mar e depois o Boi da Juventude, integrado por jovens da Barra do Ceará e criado para não deixar morrer a tradição. Em 2004, foi contemplado com o título de Mestre da Cultura Popular Tradicional.
Atualmente, Mestre Zé Pio coordena O Boi Ceará, grupo fundado em 1943 pelo mestre Assis, no Carlito Pamplona, vizinho ao bairro Ellery. Depois de anos parados, mestre Zé Pio teve da esposa do falecido Mestre Assis a autorização para levar à frente o Boi Ceará como único representante legítimo capaz de manter viva a tradição desse famoso grupo. Com 30 brincantes, o Boi Ceará é, hoje, um dos poucos eminentemente de Fortaleza a continuar essa importante tradição cultural de nossa gente. 
Mestre Zé faz questão de salientar que o Boi Ceará é tradicional, natural. O Grupo junta elementos da cultura negra, indígena e ainda conta com as presenças do Rei e da Rainha do Maracatu. 
Portanto, como o tema do Sai na Marra em 2008 é meio ambiente, nada mais coerente do que a homenagem ao mestre e seu boi que trazem, no seu brincar, a tradução cultural da natureza e do convívio dos homens e mulheres com o seu meio. Não há cultura sem natureza e a natureza é que nos faz inteiros. O Boi e seus brincantes é a prova viva de que cultura e natureza são afluentes do meio rio.
Pela sua dedicação e luta em defesa da cultura do povo brasileiro e o resgate da tradição do Bumba-Meu-Boi, mestre Zé Pio recebe o Mérito Cultural 2008, da comunidade do Bairro Ellery e do Bloco Sai na Marra.

Um comentário:

  1. ola mestre ze pio gostaria de saber se vc gostaria de participar de um festival .

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog