quarta-feira, 1 de junho de 2011

Folclore em alta: Boi Ceará realiza apresentação no Centro Dragão do Mar

Como parte da programação especial do Mês do Folclore no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura reverencia os guardiões das tradições folclóricas populares, representantes de verdadeiro patrimônio imaterial de nosso povo.
No próximo domingo, 29/08, a partir das 19 horas, o Espaço Rogaciano Leite Filho do Centro Dragão do Mar se deixa invadir pelas cores, pelos sons e pelas expressões do Boi Ceará do Mestre Zé Pio.
Guardião da memória de vários grupos de Bumba-meu-boi de Fortaleza, José Francisco da Rocha, o Mestre Zé Pio, começou a brincar de boi aos três anos de idade, tornando-se mais tarde o índio do Boi Reis de Ouro.
Aos 13 anos, passou a dançar no Boi Ceará, onde foi primeiro capitão e tornou-se vaqueiro. Aos 20 anos, decidiu formar seu próprio grupo, o Boi Terra e Mar, e posteriormente ajudou a reavivar o Boi Ceará, criado no início da década de 1940 pelo Mestre Assis, como representante legítimo capaz de manter viva a tradição do famoso grupo.
O acesso à apresentação do Boi Ceará do Mestre Zé Pio é livre e aberto ao público em geral. Trata-se de uma grande oportunidade para o público cearense e visitantes conhecerem algumas das manifestações tradicionais populares de nossa cultura, valorizando e fortalecendo expressões e saberes de grupos e mestres.

Serviço

Apresentação do grupo Boi Ceará do Mestre Zé Pio
Data: Domingo, 29 de agosto, às 19 horas,
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Acesso livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog