domingo, 5 de janeiro de 2014

Matança do Boi Ceará é notícia no Jornal O Povo



O dia 20 de janeiro está chegando. Para entrar no clima da Matança do Boi Ceará, primeira festa religiosa do ano, relembramos a matéria feita pelo Jornal O Povo sobre esse grande momento:

“ ‘Valei-me São Sebastião! ’, apela o vaqueiro recorrendo, após a morte do boi, ao seu protetor. Vaqueiro, capitão e, claro, o boi são os protagonistas do festejo, a Matança do Boi em homenagem ao santo. A tradição será mantida pelos brincantes do grupo Boi Ceará que se apresentam nas Goiabeiras. Lá, a opereta nordestina é conduzida pelo Mestre Zé Pio, guardião da memória dos antigos grupos de bumba meu boi em Fortaleza.
A Matança do Boi acontece há mais de 20 anos, sendo comandada por Zé Pio há onze. ‘Meu objetivo é levar o bumba meu boi ao conhecimento do povo’, diz Mestre Zé Pio, intitulado Mestre da Cultura cearense desde 2005 por seus serviços prestados ao desenvolvimento da cultura cearense. A mensagem da matança, que acontece sempre dia 20 de janeiro, é a de renovação para o ano que está começando.
[...]. Na encenação da matança, há a batalha do cordão vermelho com o cordão azul e a luta entre o vaqueiro e o capitão.

Vida dedicada ao Boi

O pesquisador Gilmar de Carvalho diz, no livro Mestres da Cultura Tradicional Popular do Ceará, que Zé Pio ‘carrega, desde criança, toda a tradição dos bois de Fortaleza’. O mestre confirma e assegura que é ele quem mantém a ‘grande memória’ dos festejos do Boi dentro de Fortaleza.
José Francisco Rocha, o Zé Pio, se dedica ao bumba meu boi desde os três anos de idade, quando começou a brincar. Ele afirma que antes o festejo era mais valorizado na periferia fortalezense e que isso mudou desde a instalação de aparelhos de TV em praças públicas. ‘Até 1963, os festejos eram mais valorizados, depois veio a televisão logo acabando com tudo que era brinquedo: o bumba, o drama, o pastoril, o coco, o fandango’.
Até 2005, Zé Pio conduzia o Boi Juventude, passando, em seguida, a coordenar o grupo Boi Ceará. Em 2008, a casa do mestre foi reformada e se transformou em sede oficial do Boi Ceará, do Reisado Nossa Senhora de Fátima e do Cordão Guerreiros Brincantes. Zé Pio ganhou edital do Ministério da Cultura para transformar o local, localizado nas Goiabeiras, entre a Barra do Ceará e o Pirambu, em Ponto de Cultura.
Para Dona Lúcia, esposa do mestre, a vida da família ‘mudou para melhor’ quando sua casa passou a ser um espaço de cultura. ‘Antes o Zé Pio era pescador e a gente passava muita necessidade’. Dona Lúcia diz que seu marido sempre foi apaixonado pelo bumba meu boi. ‘Desde que eu conheço o Zé Pio, que ele é ligado a essa brincadeira’.
O mestre afirma que, apesar do apoio governamental, ainda falta incentivo maior. ‘Minha esperança é que o novo prefeito valorize mais a cultura do bumba meu boi, que anda muito esquecida’. Zé Pio reclama também do atraso no repasse das verbas e da falta de interesse de setores da população. ‘O povo tem que aprender a olhar o que é de raiz na nossa terra, a riqueza da nossa cultura’. ”

SERVIÇO 

Matança do Boi - Grupo Boi Ceará
Data: 20/01/2014
Endereço: Rua Vento Leste, nº94

Horário: 19h




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog