Pesquisar este blog

Carregando...

Mestre Zé Pio


A Historia de Mestre Zé Pio( Boi Ceará )

Mestre Zé Pio é o guardião da memória de vários Boi de Fortaleza, começou a brincar de boi aos três anos de Idade e mais tarde tornou-se o índio do Boi Reis de Ouro.

Sua mãe modou-se para proximo a Barra do Ceará, lá brincou no Boi Garoto so Sr. Chico Preto, introduzindo toda a técnica de construção do arcabouõ do Boi, que aprendeu no Boi Reis de Ouro.
Em seguida foi incentivado pela professora Fransquinha em construir outro Boi, que recebeu o nome de Boi Canário.( Foi Brincante durante 3 anos )

Após a morte do pai do Mestre Assis, do Boi Ceará fundado em 1943, o Chico Preto recebeu o convite de ir fazer parte do Boi, levando o Mestre Zé Pio e os brincantes.
Passou oito anos brincando no Boi Ceará, inspiro-se e aprendeu com Chico Preto, as rimas e músicas do vaqueiro.

Casou-se aos vinte de idade, e incentivado pela esposa em criar e montar seu próprio Boi, recebeu dos amigos a idéia de colocar o nome de Boi Terra e Mar,esse nome explicava que o Mestre Zé Pio de dia estava no mar e de noite em terra, o mesmo gostou da idéia, e assim batizou o novo Boi que acabava de surgir.

Com o surgimento da televisão, a comunidade e os brincanates foram perdendo o gosto pela manifestação. desta forma o mestre Zé Pio deixou de brincar Boi.

Após 10 anos sem brincar de Boi, mais uma vez recebeu incentivo de sua sobrinha para criar outro Boi no ano de 2000, dessa vez deu o nome de Boi Juventude. em 2005após oretorno de uma viagem a Brasília e a matança do Boi Juventude, repassou toda brincadeira para seu irmão José Ciro.

Atualmente, Mestre Zé Pio coordena o Boi Ceará, grupo fundado em 1943 pelo Mestre Assis, no Carlito Pamplona, Depois de anos Parados Mestre Zé Pio teve da esposa do falecido Mestre Assis a autorização para levar à frente o Boi Ceará como o único representante legítimo capaz de manter viva a tradição desse famoso grupo. O bumba-meu-boi conta com as de 35 brincantesentre eles estão presente: Boi, Burrinha, Jaraguá, Ema, Bodinho, Vaqueiro, vaqueirinho, Capitão, Rei, Rainha, Princesa, Vassalo, Baliza, índios e índias, cordão Azul e o Vermelho e a figura hilária do Mateus. Entre os ritmos encontrados na brincadeira podemos citar:a valsa, xote, samba, macha e ciranda.

Assim, José Francisco Rcoha - Mestre Zé Pio, O Mestre da Cultura Tradicional do Estado do Ceará desenvolve um trabalho social com criança do Bairro da Goiabeiras, ensinando a cultura do Bumba-Meu-Boi e contribuindo para a difusão dessa manifestação. Desde menino na recriação do BumbaMeu-Boi, Mestre Zé Pio de sua casa uma escola para a transmissão dessa arte da tradição.